segunda-feira, 4 de abril de 2016



           Saúde emocional nas redes sociais!

Os acessos ás redes sociais fazem parte do nosso dia a dia. Estima-se que o brasileiro passa 22% do seu tempo diário na internet, isso inclui: facebook, twitter, instagram, blogs, etc... Isso é muito tempo levando em consideração que nós trabalhamos, estudamos, comemos, dormimos, entre outas coisas que fazemos durante o dia inteiro. Pensando nisso, resolvi fazer algumas dicas para ajudar a preservar a saúde emocional nas redes sociais, sim, nossa saúde emocional exige cuidados online também, rs. Somos bombardeados de informações, opiniões, noticias sobre tudo e sobre todos na internet, então precisamos estar atentos ao que nos faz bem e ao que nos faz mal... Então, vamos ás dicas...

    1- O que você realmente gosta de ver nas redes sociais? Isso é muito importante, pois ajuda você a parar de seguir no facebook ou instagram pessoas que compartilham coisas que você não gosta de ver, ex: fotos de acidentes, de religião, de time de futebol, de partidos políticos, enfim, assuntos que não te interessam e que ficam enchendo sua timeline, deixe espaço só para informações que você realmente goste de saber, curta paginas de assuntos que te interessam e que postem coisas produtivas. Assim como tiramos o lixo da nossa casa, também precisamos excluir o “lixo” das nossas redes sociais.

     2- Evite comentar postagens que são contrarias a sua opinião, isso gera discussões online e outras pessoas acabam se intrometendo pra defender seus pontos de vista, se você não concorda com o que a pessoa posta, simplesmente não curta, evite estresse online, e em outra ocasião poste algo referente ao assunto com a sua opinião.
    
    3- Excluir e bloquear pessoas impertinentes é ótimo para te evitar aborrecimentos. Pessoas que ficam comentando coisas desnecessárias ou constrangedoras em suas postagens, que ficam te chamando no bate-papo sem necessidade, que você brigou e não quer contato, enfim, que não são seus amigos, mas que estão nas redes sociais só pra incomodar.

   4- Cuidado com o que você posta, indiretas, frases, musicas, reclamações, enfim, tudo o que postamos diz muito sobre nós, e redes sociais não são lugares pra tanta exposição, pois lá as pessoas interpretam você do jeito que elas querem, e não do jeito que você realmente é, então mais cautela ao postar tudo o que pensa ou esta sentindo, se preserve.
    
    5- Contribua para suas redes sociais, compartilhar alegria, informações, vídeos engraçados, noticias boas e dicas são sempre bem vindas para ajudar na saúde emocional online, deixe as redes sociais mais leves e prazerosas, tente ajudar ao invés de julgar e espalhar o ódio, fazendo assim você ajuda  as pessoas que te cercam e se torna uma pessoa mais leve também.

Então pessoas do Bem, essas são algumas dicas, espero que gostem e que ajudem vocês...

Beijos, psicóloga Michele do Bem... 


Nenhum comentário:

Postar um comentário