sexta-feira, 12 de junho de 2015

                                   

                      DICAS DA SEMANA 


10 ALIMENTOS QUE NÃO PODE FALTAR NA SUA ALIMENTAÇÃO

Devido à correria do dia a dia acabamos deixando a nossa alimentação muitas vezes de lado, assim não fazemos as melhores escolhas ou ficamos restritos a quase que sempre, aos mesmos alimentos.
Ter uma alimentação variada e colorida melhora o funcionamento do organismo, dando mais energia e disposição, e ainda auxilia na melhor qualidade de vida, afastando doenças como, obesidade, hipertensão, diabetes, problemas do coração e outras.
Sendo assim, listei 10 alimentos que não podem ficar de fora da sua alimentação, confira-os:

1- Cereais integrais

Os cereais integrais contêm nutrientes tais como a vitamina E, do complexo B e minerais como o selênio, zinco, cobre, ferro, magnésio e fósforo. Além de carboidratos complexos e fibras, que fornecem energia para o organismo e dão a sensação de saciedade, você permanece mais tempo sem sentir fome. Além disso, melhoram o funcionamento do intestino e reduzem a absorção de gorduras e açúcares. Alguns tipos de cereais integrais: aveia, centeio, quinoa, trigo e arroz. Encontramos também algumas versões de pães e biscoitos, mas atenção, há muitos desses alimentos que dizem ser integrais, e na verdade não são. Uma dica é observar a embalagem do produto, preste atenção na lista dos ingredientes, que encontramos no verso dos rótulos. Nela, os ingredientes estão dispostos em ordem decrescente, ou seja, da maior para a menor quantidade, assim se você observar que o primeiro ingrediente é a “farinha de trigo enriquecida com ferro e ácido fólico”, esta é a farinha branca, sendo assim, este alimento não é integral.

2- Castanhas e nozes

As castanhas e nozes são fontes de vitamina E, ácido fólico e minerais, como selênio, manganês, cálcio e magnésio, que atuam na prevenção do envelhecimento precoce, na redução do colesterol e triglicerídeos. Ao mesmo tempo, apresentam em sua composição gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas, gorduras boas que protegem o coração, tem efeito anti-inflamatório, ajudam a manter estável o nível de açúcar no sangue e ainda, aumentam a sensação de saciedade. Prefira as versões in natura, aquelas que não apresentam sal e consuma de 2 a 3 unidades por dia.

3- Iogurte desnatado

O iogurte é rico em proteínas, cálcio, potássio, magnésio, fósforo e sódio e vitaminas B2, B6, B12 e D. Dessa forma, fortalece os ossos, previne a osteoporose, diminui o risco de desenvolver hipertensão, diminui os níveis de colesterol, e ainda aumenta a sensação de saciedade, ótima para quem deseja eliminar peso. Porém, o mais importante é que você escolha o desnatado, pois esse apresenta na sua composição, menos gordura, ou seja, tem valor calórico baixo. Contudo, o grande benefício do iogurte é a inclusão de bactérias, neste caso “boas”, chamadas de probióticos, que fazem o nosso organismo funcionar certinho. A principal função delas é regular a microflora presente no intestino, melhorando o seu funcionamento. Portanto, o intestino é capaz de absorver perfeitamente os nutrientes, aproveitando tudo aquilo que você come diariamente.

4- Peixes

Os peixes fornecem muitas vitaminas e minerais dentre eles estão sódio, potássio, magnésio, cálcio, ferro, fósforo, iodo, flúor, selênio, manganês e cobalto, além de vitamina A, D e E. Mas um dos seus principais componentes é o ômega-3, que reduz os riscos de doenças cardiovasculares e acidente vascular encefálico (derrame), reduz a pressão arterial, tem ação anti-inflamatória,  diminui das taxas de triglicérides e colesterol total no sangue. É também fundamental para a formação da pele, cabelos e unhas, previne a osteoporose e combate a anemia, além de ser um alimento de fácil digestão. Inclua o peixe na sua dieta pelo menos 2 vezes por semana e dê preferência aos grelhados, assados ou ensopados.

5- Azeite de oliva

O azeite de oliva é rico em gordura monoinsaturada, gordura benéfica para o organismo. Esse nutriente é importante para melhorar os níveis de HDL (colesterol bom) e diminuir o LDL (colesterol ruim). Ele também possui vitaminas A, D, E e K,  é um poderoso antioxidante, que retarda o envelhecimento precoce e anti-inflamatório, que evita problemas no cérebro. O azeite de oliva tem diferentes níveis de acidez e quanto menor for o índice, melhor é para a saúde. Por isso, o mais indicado é o extravirgem. Entretanto, não exagere no consumo, o azeite é bem calórico, uma colher de sopa tem cerca de 90 calorias. O recomendado é consumir aproximadamente 30g por dia. Então insira uma colher de sobremesa de azeite no almoço e outra no jantar.

6- Chá verde

O chá verde é obtido das folhas da planta Camellia sinensis, contém catequinas e polifenois, que agem como antioxidantes e anti-inflamatório, inibindo a formação de substâncias carcinogênicas. Por ser termogênico, ajuda no processo de emagrecimento, pois acelera o metabolismo e aumenta a temperatura corporal, facilitando a queima de gordura. Para preparar o chá é fácil: coloque um litro de água para ferver, mas não deixe ferver muito, pois o calor excessivo destrói alguns nutrientes. Retire do fogo e acrescente 5 colheres de folhas do chá verde, abafe por uns 5 minutos. Coe e coloque o líquido em uma garrafa térmica. Você pode tomar ao longo do dia, suas propriedades permanecem intactas por até 24 horas, contudo não é recomendado tomar junto as principais refeições, como almoço e jantar. A quantidade a ser consumida é de 3 a 6 xícaras de chá por dia, sem adoçar. E lembre-se o chá verde contém cafeína, se interferir no seu sono, não tome após às 18 horas.

7- Linhaça

Em forma de farinha, a linhaça é ainda melhor para quem quer perder peso. Seu grande mérito é o fato de ter alto índice de fibras e, por isso, aumenta a saciedade. Essa semente ainda possui substâncias que estimulam a produção de um hormônio que controla o apetite. A linhaça é rica em fibras e minerais, e ácidos graxos ômega-3. Tem efeito anti-inflamatório, faz bem ao coração, melhorando a pressão arterial, auxilia no controle de glicose e do colesterol. As fibras são responsáveis para o bem funcionamento do intestino.  A linhaça também é rica em lignanas, substâncias muito semelhantes ao estrógeno e por isso chamadas de fitoestrógenos, que estão relacionadas a proteção contra o câncer de mama e à saúde dos ossos das mulheres. O ideal é consumir de 2 a 3 colheres de sopa por dia, você pode usar em saladas ou misturar ao arroz, no leite, iogurte, sucos ou frutas, como também pode usar em preparações como bolos, biscoitos e pães.

8- Queijo cottage

Dentre os tipos de queijo, o cottage é o que se sobressai na questão nutricional, justamente porque é pouco calórico, possuindo baixo teor de gordura, que auxilia na eliminação de peso e na redução da gordura abdominal e pelo seu alto teor de proteína, que fortalece os ossos e os dentes. Além disso, possui também vitaminas do complexo B e minerais como cálcio, magnésio, potássio, fósforo, zinco e selênio, sendo responsável pela saúde do intestino e do sistema imunológico.

Os queijos amarelos além de possuírem maior teor de gordura, possuem também mais sal. Então opte pelos brancos, e dê preferência ao cottage por ser mais magro.

9- Frutas, legumes e verduras

As frutas, os legumes e as verduras são indispensáveis para uma dieta saudável. São ricas em vitaminas, minerais, antioxidantes e fibras, que ajudam a manter o equilíbrio do nosso organismo, evitando doenças, prevenindo o envelhecimento precoce, melhorando o cabelo, pele, unhas e o funcionamento do intestino.
Inclua mais vegetais na sua alimentação e não coma grandes quantidades de frutas de uma só vez, distribua ao longo do dia, faça sucos e vitaminas. E para quem trabalha, carregue sempre uma porção de fruta com você. 

10- Água

Beber água contribui para o bom funcionamento do organismo, dentre os seus benefícios a água hidrata a pele, ajuda a emagrecer, regulariza o intestino, previne pedras nos rins, diminui a retenção hídrica, diminui a dor de cabeça, ajuda no equilíbrio e a temperatura do corporal. A melhor maneira de saber se você está bebendo água na quantidade suficiente, é observar a cor da sua urina. Se ela estiver amarelada ou escura, está faltando água ai, ela precisa estar bem clara, de preferência transparente. O ideal é que beba pelo menos 2 litros de água por dia, e que não a troque por sucos, chás ou refrigerantes. Além disso, se você sua muito, ou está com diarreia ou vômito, deve ingerir mais água.
Dica para quem não bebe água: tenha sempre uma garrafa de água à vista e carregue com você onde estiver, ou ainda, coloque lembretes no seu celular para despertar de hora em hora, assim não há desculpas. E para quem não consegue beber porque a água não tem gosto, é fácil, coloque rodelas ou algumas gotinhas de limão ou laranja na água.



*E lembre-se: nenhum alimento por sim só é capaz de melhorar sua saúde, nem te fazer engordar ou emagrecer, tão pouco possui todos os nutrientes necessários para satisfazer as suas necessidades diárias, então diversifique sua dieta todos os dias!



Niege Cividini Gloria – CRN8-7274
Nutricionista Esportiva e Funcional
Contato: (43) 8426-8803
E-mail: niege.nutri@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário