quinta-feira, 23 de abril de 2015




  ENTREVISTA COM WELLYNGTON JHONIS

NOME: WELLYNGTON JHONIS VALENTIM
IDADE: 22 ANOS
PROFISSÃO:  Assessor de Imprensa da Prefeitura Municipal de Borrazópolis / Repórter da Rádio T 88,7 (Faxinal - PR) / Colina do Vale  87,9 (Borrazópolis - PR) / 98 FM - 98,3 (Apucarana - PR) / Diretor da João Valentim Eventos / Blogueiro no site:  http://www.jornalreporterdovale.com e atualmente sou estudante de Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo - Faculdade Unifamma de Maringá .
CIDADE: BORRAZÓPOLIS-PR
UM LIVRO: Rota 66 do Caco Barcellos
UM FILME: A espera de um milagre

1- Faz quanto tempo que você tem o blog? O que te motivou a criar esse blog? 
Já se faz 2 anos que tenho BLOG. Fui radialista da Rádio Nova Era (AM) por 6 anos, iniciei meu trabalho na comunicação aos 12 anos de idade, apresentando um programa noturno, passado algum tempo, tive algumas oportunidades dentro da empresa, entre elas de poder estar apresentando um programa no horário nobre da emissora, e após um certo período tive a vontade de estar procurando um espaço maior para expor o meu trabalho, foi quando me afastei e comecei a me dedicar em minha própria página na internet, cobrindo toda a região vale do Ivaí, na qual eu vejo com uma certa carência no jornalismo regional, que tem muito para crescer.
2- Qual o objetivo do blog? O que você ainda pretende fazer nele?
O objetivo é deixar as pessoas bem informadas sobre o que acontece em nosso dia a dia, principalmente em nossa comunidade, região independente se seja bom ou ruim. O Blog tem alcançado números surpreendentes de acessos, que as vezes eu nem acredito, quando observo no GOOGLE ANALYSTIC que é a ferramenta do google na qual contabiliza o número de visualizações única da página. Estou prestes nestes dois anos a passar os 4 milhões de acessos, alcançando uma média de 170 mil visualizações por mês e de até 16 mil diário. Pretendo tornar uma página ainda mais dinâmica como uma forma de site, só não coloquei ainda esta ideia em prática pela facilidade das pessoas acessarem as noticias de uma forma mais aberta, principalmente as pessoas mais idosas e simples, que são meus seguidores, pois eles  não tem muito domínio da internet e se perdem quando eu coloco muitos links para as informações.
3- Quais são as maiores dificuldades pra manter o blog? Como você fica sabendo de tudo o que acontece na região?
A dificuldade é que acabo me privando de muitas coisas, até por sofrer ameaças diante de algumas informações postadas, principalmente se tratando em prisões, denúncias ou até acidentes. As vezes alguém te manda de manhã uma foto para ser publicada na coluna social da página e devido a correria você não consegue, e isso as pessoas não entendem, entre outras situações.  Todos os dias ligo de manhã no posto da policia rodoviária, e recebo bem cedo também o boletim da 6ª CIA independente de Ivaiporã e do 10º BPM de Apucarana, responsável pela maioria dos destacamentos da região, na qual são registradas as ocorrências. Nos últimos meses os meus leitores também tem e tornado os verdadeiros repórteres, sempre enviando as informações pelo whatsapp, ou ligando para que eu possa estar cobrando todas as informações.
4- Qual a pior noticia e a melhor que você ja postou no blog?
Foram tantas noticias ruins, aliás, lamentavelmente a maior parte das informações que são postadas em meu blog, e que alcançam números surpreendentes de acessos, se tratam em acidentes, tragédias que ocorrem nas rodovias do vale do Ivaí e as que ganham repercussão em todo o estado. Uma das mais tristes, foi a morte de 7 pessoas que estavam em uma van, indo buscar atendimento médico em Curitiba, e morreram próximo a Lunardelli, em uma colisão frontal com outro veículo. Outra que eu me recordo, foi o caminhão que perdeu o freio no centro de Kaloré, matando uma pessoa, eu estava a poucos metros do local, inclusive com a minha maquina fotográfica bem no momento em que o fato ocorreu. MELHOR NOTICIA – Também foram diversas, uma delas eu posso citar a vitória da dupla VITOR e VANUTI na primeira fase do The Voice Brasil, filhos da nossa região, e que alcançaram uma projeção nacional.
5- Você da muitas noticias de acidentes, o que você acha que causa esses acidentes aqui na região? E o que você acha que pode ser feito pra evitar tantos acidentes?
Na maior parte deles são a imprudência dos motoristas e a bebida alcoólica. Se pegarmos as estatísticas da maioria dos acidentes que são registrados na região, a maior parte ocorreram no Final de Semana, onde algumas pessoas ingerem bebidas alcoólicas e pegam estrada, ocasionando boa parte das tragédias. Outras são o excesso de velocidade e o desrespeito as sinalizações. Acredito que se os motoristas se conscientizarem de todos estes riscos, poderíamos evitar tantas tragédias.
6- Você mora  em Borrazópolis, o que você acha que a população mais precisa no município atualmente?
Sim, estou em Borrazópolis a exatamente 12 anos, e o que percebo é a importância da criação de novas empresas em nosso município, para a geração de empregos. São muitos jovens, que precisam sair da cidade para buscar serviços nas cidades maiores. Se tivéssemos novas oportunidades de emprego, com certeza, poderíamos ter um desenvolvimento maior em nosso município.
7- O que você acha que a população de Borrazópolis deveria fazer para melhorar a cidade?
Acredito que a união é o mais importante entre todos os Borrazopolenses, na busca de melhorias, desenvolvimento da cidade e resolver situações que precisam de uma mobilização popular. Um exemplo recente, foi os casos de dengue que ocorreram na cidade, onde mais de 200 casos foram confirmados. Esta situação serviu de alerta, para que no próximo ano, toda a população se conscientize e colabore com os cuidados em cada residência.
8- Quais sonhos você já conseguiu realizar? Quais você ainda tem?
Um dos sonhos que consegui realizar foi o meu trabalho sendo reconhecido regionalmente e a conquista do meu espaço, no campo de noticias regionais. Graças a Deus hoje, o meu blog, que é um pequeno portal, se tornou referência para grandes sites de noticias do estado. Ainda sonho, em poder oferecer um conforto melhor para meus pais, constituir minha família, concluir minha faculdade e tantos outros projetos que tenho fé, em estar concretizando.

9- Qual foi o momento de maior superação na sua vida? O que você aprendeu com isso?
A doença do meu pai, ele entrou num quadro de depressão profunda, teve síndrome do pânico e transtorno bipolar quando eu ainda estava nos meus 17 anos de idade. Na época eu precisei assumir praticamente a minha família, não foi um momento nada fácil na minha vida, foram muitas e muitas batalhas, e ainda lutamos, mas posso dizer do fundo do meu coração que eu, minha mãe, minha irmã e meu pai vencemos, e vamos colher muitos frutos ainda. Apreendi a dar ainda mais valor nos verdadeiros amigos, aqueles que não te abandonam nos momentos difíceis da vida.
10- Alguém que você se inspira? 
Meu Pai, JOÃO VALENTIM. Desde criança eu tinha vontade de trabalhar como ele, apaixonado pelo rádio, em realizar festas, gravações, enfim, tudo que faço hoje, foi sempre pensando e me espelhando no trabalho dele.

11- O que você admira nas pessoas?  
A Humildade, algo que eu mais admiro no ser humano.
12- Qual seu pior defeito? Melhor qualidade?



Um defeito que tenho, é esquecer o nome das pessoas. Diversas vezes em eventos ou até na rua, converso com alguém que me chama pelo nome, eu vejo que conheço, mas não consigo lembrar e até chego a arriscar, mas acabo errando. Quanto as qualidades, alguém que me conheça bem poderia te responder, mas algo que toca meu coração é a solidariedade, sempre busco estar ajudando as pessoas que precisam de atenção e tento resolver aquilo que está ao meu alcance. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário